Seja bem vindo ao nosso site Rádio Ativa Ivaí radioativaivai.com!

Buscar  
Brasil

Outubro Rosa reforça diagnóstico precoce de câncer de mama

Publicada em 08/10/2025 às 14:10h - 7 visualizações

Link da Notícia:
Compartilhe
   

Outubro Rosa reforça diagnóstico precoce de câncer de mama

Os seios, símbolo da feminilidade, também podem ser o ponto de partida para uma das doenças que mais afetam mulheres no país. Segundo o Instituto Nacional do Câncer, (INCA mais de 73 mil pessoas recebem o diagnóstico de câncer de mama todos os anos no Brasil. A informação e o diagnóstico precoce são as principais armas para aumentar as chances de cura.

Por isso, neste Outubro Rosa, sociedades médicas, ONGs e o Governo Federal promovem ações de conscientização sobre a importância dos exames preventivos. Entre elas, uma campanha nacional com os personagens da Turma da Mônica, disponível no site juntossomosmaisfortes.org.br.

Já o Ministério da Saúde lançou uma série de ações para o mês, que incluem a diminuição da idade para a mamografia. Antes, o recomendado era a partir dos 50 anos, agora já pode ser feita aos 40 anos, como explica o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

"Prioridade absoluta para o chamado rastreamento populacional ativo, a organização, o planejamento, mas prioridade também absoluta para garantir o acesso às mulheres que, depois de discutido com seu profissional de saúde, ele orientando as vantagens e desvantagens, tenham o acesso a esse exame."

A Fátima Cardoso, de 50 anos, sabe bem a importância do exame. Ela foi diagnosticada com câncer de mama em 2018, após perceber um nódulo e confirmar o diagnóstico na mamografia.

"Realmente, já era um diagnóstico de câncer de mama, três tipos de câncer na mesma mama. E foi um choque, né? Porque ninguém está preparado para receber esse diagnóstico."

Em 2023, o câncer de mama causou a morte de mais de 20 mil mulheres e 234 homens aqui no Brasil. Mas, quando a doença é descoberta no início, as chances de cura ultrapassam 90%, como explica o mastologista André Matar.

"A ideia é incentivar a realização dos exames, né? Então, da mamografia, a gente já tem estudo mostrando que isso acontece, as pessoas quase que aumentam 30 a 40% a quantidade de pessoas que vão fazer mamografia. Mostrar que se a gente encontra mais cedo, as chances de cura superam aí 90%."

Para ampliar o acesso ao diagnóstico, o Ministério da Saúde vai levar 27 carretas de Saúde da Mulher a 22 estados com consultas e exames. Outra iniciativa será a entrega de 60 kits de biópsia para aumentar a precisão dos diagnósticos. E pacientes do SUS passam a ter acesso a novos medicamentos, como o trastuzumabe entansina e os inibidores de ciclinas, que comprovadamente aumentam a sobrevida e a qualidade de vida das mulheres em tratamento.

logo Radioagência Nacional




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Hora Certa

Mural

Enviar mensagem
Nenhuma registro encontrado
Fan Page
Parceiros
Parceiro 01Parceiro 02Parceiro 03
DEIXE SUA VIDA SEMPRE ATIVA
Copyright (c) 2025 - Rádio Ativa Ivaí - Todos os direitos reservados
Converse conosco pelo Whatsapp!
site, tv, videos, video, radio online, radio, radio ao vivo, internet radio, webradio, online radio, ao vivo, musica, shows, top 10, music, entretenimento, lazer, áudio, rádio, música, promocoes, canais, noticias, Streaming, Enquetes, Noticias,mp3,Blog, Eventos, Propaganda, Anuncie, Computador, Diversão e Arte, Internet, Jogos, Rádios e TVs, Tempo e Trânsito, Últimas Notícias, informação, notícia, cultura, entretenimento, lazer, opinião, análise, jogos, Bandas, Banda, Novos Talentos, televisão, arte, som, áudio, rádio, Música, música, Rádio E TV, Propaganda, Entretenimento, Webradio, CD