Seja bem vindo ao nosso site Rádio Ativa Ivaí radioativaivai.com!

Buscar  
Brasil

Dados mostram crescimento de 25% no número de fumantes no Brasil

Publicada em 29/05/2025 às 13:44h - 2 visualizações

Link da Notícia:
Compartilhe
   

Dados mostram crescimento de 25% no número de fumantes no Brasil

Pela primeira vez desde 2007, o Brasil registrou um aumento importante no número de fumantes. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (28) pelo Ministério da Saúde, durante o lançamento da campanha do Dia Mundial sem Tabaco, lembrado em 31 de maio.

Com o lema “Deixa o cigarro pra lá”, a ação é uma parceria entre o Instituto Nacional de Câncer (Inca), ligado à pasta, e a Organização Pan-americana da Saúde (Opas). O objetivo deste ano é informar e conscientizar a população sobre os malefícios dos produtos de tabaco e nicotina.

Dados recentes do Ministério da Saúde mostram um crescimento de 25% no número de fumantes no Brasil entre 2023 e 2024, o que acendeu um alerta na pasta, como explicou a diretora de Análise de Doenças Não Transmissíveis do ministério, Letícia de Oliveira Cardoso:

“Pela primeira vez desde 2007, nós temos um ponto que está ascendente na curva. Isso nunca foi visto. Esse é um dado muito, muito preocupante. Então, é urgente que a gente volte a intervir mais duramente sobre as ações que a gente já sabe que dão certo, e especialmente se comunicando com os jovens”.

Segundo o governo, as propagandas de cigarros eletrônicos têm características que atraem o público jovem, com diversos formatos, sabores e cores. Para combater o fumo entre esse grupo, é preciso atuar, destacou a consultora da Opas, Luisete Bandeira:

“Proibir os aromatizantes, como a Anvisa já faz no Brasil; padronizar as embalagens; regulamentar o design desses produtos, para que eles não se pareçam com um doce, com um personagem animado, com qualquer coisa parecida; proibir a publicidade; promover ambientes livres de tabaco e nicotina; e a grande oportunidade que o Brasil tem, que é de continuar com impostos suficientemente altos para tabaco”. 

De acordo com o governo, o impacto total do tabagismo no Sistema Único de Saúde (SUS) é de R$ 153 bilhões por ano, sendo que apenas 5% desse valor é arrecadado em impostos com a venda de cigarros.

No Brasil, mais de 174 mil pessoas morrem a cada ano por doenças causadas pelo tabaco, sendo 55 mil por câncer. Já no mundo, são oito milhões de mortes anuais, segundo a Organização Mundial da Saúde.

A campanha contra o tabaco deste ano mostra que, quando uma pessoa deixa de fumar, após 20 minutos, a pressão sanguínea e a pulsação voltam ao normal. Depois de três semanas, a respiração se torna mais fácil. Em um ano, o risco de morte por infarto cai pela metade.

logo Radioagência Nacional




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Hora Certa

Mural

Enviar mensagem
Nenhuma registro encontrado
Fan Page
Parceiros
Parceiro 01Parceiro 02Parceiro 03
DEIXE SUA VIDA SEMPRE ATIVA
Copyright (c) 2025 - Rádio Ativa Ivaí - Todos os direitos reservados
Converse conosco pelo Whatsapp!
site, tv, videos, video, radio online, radio, radio ao vivo, internet radio, webradio, online radio, ao vivo, musica, shows, top 10, music, entretenimento, lazer, áudio, rádio, música, promocoes, canais, noticias, Streaming, Enquetes, Noticias,mp3,Blog, Eventos, Propaganda, Anuncie, Computador, Diversão e Arte, Internet, Jogos, Rádios e TVs, Tempo e Trânsito, Últimas Notícias, informação, notícia, cultura, entretenimento, lazer, opinião, análise, jogos, Bandas, Banda, Novos Talentos, televisão, arte, som, áudio, rádio, Música, música, Rádio E TV, Propaganda, Entretenimento, Webradio, CD