Seja bem vindo ao nosso site Rádio Ativa Ivaí radioativaivai.com!

Buscar  
Brasil

Chile e México suspendem importação de carne de frango do Brasil

Publicada em 19/05/2025 às 14:09h - 3 visualizações

Link da Notícia:
Compartilhe
   

Chile e México suspendem importação de carne de frango do Brasil

Mais dois países anunciaram a suspensão das importações de carne de frango do Brasil após a confirmação do primeiro caso de gripe aviária de alta patogenicidade detectado em Montenegro, no Rio Grande do Sul. Dessa vez, foram Chile e México, que se somam ao Uruguai, Argentina, China e União Europeia, que já haviam anunciado a suspensão da importação na última sexta-feira (16).

Segundo comunicado do Serviço Agrícola e Pecuário chileno, estão suspensas a importação de ovos, incluindo codornas, aves ornamentais e recreativas e carne de ave fresca, refrigerada ou congelada, entre outros. Já produtos como carnes processadas cozidas, gordura, farinhas e vísceras de pássaros, que atendam ao requisito de tempo e temperatura poderão ser importados pelo Chile.

No caso do México, estão suspensas as importações de carne de aves, ovos férteis e frangos que tenham até três dias de vida, além de aves ornamentais e de rapina.

Na sexta-feira, a China, maior comprador da carne de frango brasileira, já havia anunciado a suspensão da importação do produto, inicialmente por 60 dias. A Argentina chegou a informar que está tomando as medidas de biossegurança, já que, o foco da gripe aviária ocorreu a cerca de 620 quilômetros da fronteira entre os dois países.

O Ministério da Agricultura brasileiro trabalha para as negociações de acordos de restrições regionalizadas - a 10 quilômetros do raio do foco - e não do país inteiro. Japão, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos e Filipinas, por exemplo, já aprovaram a regionalização dessa restrição, o que deve evitar um impacto muito generalizado nas exportações, mas essa medida cabe a cada país.

Em nota, o ministério informou que vai seguir o que está previsto nos acordos comerciais vigentes e reforçou que a doença não é transmitida pelo consumo de carne de aves nem de ovos. Além disso, os ovos para incubação, fornecidos pela granja com o foco da influenza aviária de alta patogenicidade, em Montenegro, já foram rastreados quanto aos seus destinos. São incubatórios localizados em Minas Gerais, Paraná e no próprio Rio Grande do Sul. O ministério também orientou a adoção das medidas de saneamento definidas no plano de contingência, que prevê a destruição desses ovos de maneira a mitigar qualquer risco. O MAPA reforçou que não há comprovação de que os ovos estejam contaminados com vírus da gripe aviária.

logo Radioagência Nacional




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Hora Certa

Mural

Enviar mensagem
Nenhuma registro encontrado
Fan Page
Parceiros
Parceiro 01Parceiro 02Parceiro 03
DEIXE SUA VIDA SEMPRE ATIVA
Copyright (c) 2025 - Rádio Ativa Ivaí - Todos os direitos reservados
Converse conosco pelo Whatsapp!
site, tv, videos, video, radio online, radio, radio ao vivo, internet radio, webradio, online radio, ao vivo, musica, shows, top 10, music, entretenimento, lazer, áudio, rádio, música, promocoes, canais, noticias, Streaming, Enquetes, Noticias,mp3,Blog, Eventos, Propaganda, Anuncie, Computador, Diversão e Arte, Internet, Jogos, Rádios e TVs, Tempo e Trânsito, Últimas Notícias, informação, notícia, cultura, entretenimento, lazer, opinião, análise, jogos, Bandas, Banda, Novos Talentos, televisão, arte, som, áudio, rádio, Música, música, Rádio E TV, Propaganda, Entretenimento, Webradio, CD